Home / Maranhão / São Luís

São Luís

São Luís está no nordeste do Brasil e foi a única cidade brasileira fundada pelos franceses no século XVII. Porém os portugueses a invadiram e deixaram aqui o maior e mais homogêneo conjunto arquitetônico de origem portuguesa da América Latina, reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Sua lindas praias, lendas e mistérios são apenas alguns dos fatores responsáveis por este encantamento. Mas é na riqueza do seu patrimônio arquitetônico que São Luís concentra a sua grande força para atrair um maior número de pessoas para visitá-la.

O conjunto Arquitetônico do Centro Histórico é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Convento das Mercês
A Igreja e o Convento das Mercês foram erguidos pelo Padre Antônio Vieira em 1654 para abrigar a Ordem dos Mercedários na Praia Grande. Funciona ali hoje a Fundação da Memória Republicana, o Memorial José Sarney, o Centro Modelador de Pesquisa da História Republicana e o Instituto da Amizade dos Povos de Língua Portuguesa. De início, as instalações eram feiras de palha e taipa, mas com o tempo a construção foi remodelada com materiais mais resistentes, e com isso, o prédio foi tomando proporções maiores.

O Governo tomou posse das instalações em 1905, quando realizou novas reformas para que pudessem abrigar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Estado. Inverteu também as entradas de acesso à construção, que antes eram voltadas ao mar. Com o passar dos anos, mais uma reforma foi realizada e então os memoriais que hoje existem lá entraram em funcionamento.

Teatro Arthur Azevedo
O teatro mais famoso de São Luís é também um dos mais antigos do País. Coserva os traços neoclassicos originais que guardam mais de 200 anos de história e uma beleza comparável a poucos. Inaugurado em 1817, como Teatro União, foi só no século seguinte que finalmente ganhou o nome grande mestre da dramaturgia brasileira.

Palácio La Ravardiére
O Palácio de La Ravardière é a sede da prefeitura de São Luís do Maranhão, no Brasil. Com origens no século XVII, é um marco importante do centro histórico da cidade, declarado Patrimônio da Humanidade pelaUNESCO. O nome do Palácio é uma homenagem a Daniel de la Touche, senhor de La Ravardière, considerado fundador da cidade, em 1612.

Parque Estadual do Bacanga
O Parque preserva um pedaço da floresta amazônica, protetora de mananciais, cujas nascentes naturais alimentam a represa do Batatã, que abastece aproximadamente 30% da Ilha de São Luís.

Caracteriza-se por um relevo plano e ambiente costeiros, influenciado pela dinâmica das marés, favorecendo o estabelecimento de ecossistemas como os manguezais. As áreas centrais do Parque do Bacanga apresentam pequenas colinas e vales.

A vegetação apresenta árvores como: Angelim, a Barrigudeira, o Babaçu, o Buriti e várias árvores frutíferas à margem direita do Rio Bacanga. A fauna apresenta animais como a Preguiça, Cotias e várias espécies de aves, como Pica-pau amarelo, a Maracanã-do-buriti e o Gavião-da-cauda-branca.

Lagoa da Jansen
A Lagoa da Jansen é um ponto turístico dotado de atrações para todos os gostos e idades. Caminhar, praticar esportes, passear, bares, restaurantes, enfim programas para toda a família.

Espigão Costeiro
Localizado na península da Ponta da D’areia num dos melhores locais para se apreciar o por do sol na ilha, vale a pena fazer uma caminhada curtindo as belezas do Oceano Atlântico.

 

■ PRAIAS

Praia do Araçagi
A praia fica no município de São José de Ribamar, a 19 quilômetros do Centro. Por ali, a beleza das dunas é superada pelos quiosques de comidas típicas que servem os frequentadores em barraquinhas individuais e acessíveis por carro – os automóveis ficam estacionados na areia, ao lado da barraca exclusiva.

Praia do Meio
Com localização entre as praias do Olho D’Água e Araçagy, é muito freqüentada, principalmente pelos adeptos de Jet-Ski. Possui várias casas de veraneio e bares.

Praia do Olho DÁgua
O visual é rústico, formado por dunas, morros e falésias; mas Olho DÀgua é urbanizada, cheia de quiosques e bastante movimentada. Os ventos fortes que sopram por ali entre os meses de julho e dezembro atraem os praticantes de esportes à vela.

Praia da Guia
Fica do lado oeste da ilha, a 13km de São Luís. Composta de dunas, vegetação rasteira e recifes, com vista panorâmica do centro.

Praia do Caolho
Localizada entre as praias do Calhau e Olho DÀgua, no final da Avenida Litorânea. É bastante procurada para acampamentos

Praia do Calhau
A praia de águas calmas, dunas e vegetação rasteira acompanha toda a extensão da Avenida Litorânea. O movimento é grande nos finais de semana, tanto de banhistas quanto de adeptos de atividades esportivas, como corrida e ciclismo. O charme fica por conta dos quiosques padronizados e dos restaurantes sobre palafitas.

Praia da Ponta da Areia
Localizada ao norte da Ilha e considerada imprópria para banho, é a praia mais fregüentada por ser próxima ao centro da cidade, com melhor acesso rodoviário. Possui areia amarelada e batida e tem ondas fracas. A praia apresenta várias opções de bares, restaurantes e hotéis, além de abrigar o Iate Clube e o Forte de Santo Antônio.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Não disponível;

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de São Luís
Endereço: Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão. São Luís-MA
Fone: (98) 3249 0778 / 4500

De Avião:
Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado
Av. dos Libaneses, 3503 – Tirirical
São Luís – MA
65056-480

De Navio:
Terminal Hidroviário da Praia Grande
Rampa Campos Melo, s/n – Cais da Praia Grande, São Luís – Maranhão.

■ MAPA DA REGIÃO

Sobre Brasil Mochileiro

Confira

Maricá

 Considerada um paraíso natural, com 46 quilômetros de praias e rodeada de lagoas, rios, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.