Home / Notícias / Evento marca os 20 anos do Parque Nacional do Viruá

Evento marca os 20 anos do Parque Nacional do Viruá

Evento comemorativo dos 20 anos do Parque Nacional do Viruá reuniu, na sede da Unidade de Conservação, neste domingo (29), comunitários, fotógrafos de natureza, pesquisadores e servidores do ICMBio para celebrar a biodiversidade e as conquistas para a sociedade alcançadas por meio da gestão da UC.

O tema do evento, Viruá 20 Anos: Integrando Pesquisas Ecológicas, Conservação e Desenvolvimento Local, destacou o papel das pesquisas em biodiversidade na trajetória do Parque, que culminou no seu reconhecimento como área úmida de importância mundial pela Convenção de Ramsar em 2017, e recordista em biodiversidade na Amazônia.

Palestras dos pesquisadores e ecólogos Leandro do Nascimento (Utah State University) e Carolina Volkmer de Castilho (Embrapa – Roraima) abordaram os resultados de pesquisas com o uso de ferramentas de bioacústica e de pesquisas de longa duração em ecologia vegetal na UC. Ambos enfatizaram a relevância dos serviços ambientais fornecidos pelas florestas e biodiversidade do Parque Nacional do Viruá em nível local e global, e os benefícios econômicos e sociais da participação das comunidades nas pesquisas.

Exposição fotográfica com registros da biodiversidade de setores visitados pelo pesquisador de bioacústica, Leandro do Nascimento, foi um dos atrativos do evento, e continuará na sede da UC até o dia 17 de maio. Outro ponto esperado foi o lançamento da página web do Parque Nacional do Viruá aberto à visitação, com informações de apoio para visitantes e operadores de turismo, que pode ser conferida aqui.

Outros eventos comemorativos são esperados em 2018 no Parque Nacional do Viruá, incluindo a inauguração de estruturas de apoio à visitação e o lançamento do Guia de Aves da UC.

Parque Nacional do Viruá e a Convenção de RAMSAR
O Parque Nacional do Viruá foi declarado Sítio Ramsar em 22 de março de 2017, destacando-se em cinco dos oito critérios utilizados pela Convenção para o reconhecimento de áreas úmidas de importância internacional. Localizado no centro-sul de Roraima, o Viruá abrange um mosaico de áreas abertas (campinaranas) e florestas inundáveis (várzeas e igapós), com enclaves de florestas de terra firme, em um sistema geoecológico único na Amazônia, denominado Pantanal Setentrional.

A diversidade de habitats e de espécies faz do PN Viruá um recordista de biodiversidade. O Parque detém o recorde ornitológico brasileiro de número de espécies de aves observadas em um único dia (225). Possui uma grande riqueza de espécies de peixes de água doce (500) registrada em unidades de conservação, e a maior riqueza de vertebrados (1.272) registrada no país. Promover a conservação e o desenvolvimento sustentável, a partir da megadiversidade das áreas úmidas de Roraima, é a missão deste Sítio Ramsar brasileiro.

 

Comunicação ICMBio

Sobre Brasil Mochileiro

Confira

Aeroportos registram dois milhões de passageiros a mais em 2018

Movimento de embarques e desembarques no 1º trimestre reflete a recuperação do setor aéreo e …